O primeiro semestre marcou a mudança no perfil das compras dos brasileiros nos supermercados, com o aumento da procura pelos substitutos de carne vermelha.
- Antes que você pense que está todo mundo virando vegetariano, a situação é outra: a alta dos preços da carne impulsionou a demanda por outras alternativas.
Mesmo com o aumento no preço médio unitário, os ovos foram o item com maior crescimento de procura. A busca pelo frango e pelos ultraprocessados — linguiças, salsichas e nuggtes — também aumentou.
O terror dos nutricionistas 👻
No mesmo período, o consumo de snacks, salgadinhos e refrigerantes cresceu bastante. Mas os campeões mesmo dos carrinhos dos brasileiros foram os biscoitos.
Segundo especialistas, a demanda por esses produtos tem aumentado justamente nas faixas de renda mais baixa, levando a crer que os lanchinhos estão sendo usados para substituir as proteínas.
Bottom-line: Na periferia de São Paulo, supermercados têm comercializado feijão partido, bandejas com restos de queijo e presunto e pele de frango como alternativa diante da disparada dos preços — a situação está feia.
Fonte: https://thenewscc.com.br/