Novidade boa pra saúde. Com um declínio contínuo de fumantes no mundo inteiro, de acordo com o relatório da OMS, em 2022, o consumo de tabaco reduziu em 150 países.
Aqui no Brasil, desde 2010, esse número caiu cerca de 35% — tornando o país um dos “líderes mundiais” na redução do consumo do tabaco.
Embora as taxas estejam menores na maior parte do globo, a OMS destacou que o tabaco ainda mata 8 milhões de pessoas por ano — incluindo mais de 1 milhão de não fumantes que ficam expostos à fumaça.
Além disso, dando uma alfinetada nos gigantes do mercado, o diretor da organização disse estar “surpreso com o quão longe a indústria do tabaco irá para buscar lucros às custas de inúmeras vidas”.
E o problema custa caro 🤑
Incluindo custos médicos diretos e indiretos, no Brasil, gasta-se aproximadamente R$ 125 bilhões por ano para combater doenças relacionadas ao uso de produtos que vem do tabaco.
Pra ter uma ideia, só em 2023, foram registrados mais de 32 mil casos de câncer de traqueia, brônquios e pulmão — que têm o uso de tabaco relacionado em mais de 80% dos casos.
👀 Ainda que os “cigarros brancos” não façam mais tanto sucesso entre os jovens, o “pen-drive” está em alta: mais de 2 milhões de brasileiros consomem diariamente cigarros eletrônicos.
Fonte: the news