🚘 É só passar. O Conselho Nacional de Trânsito bateu o martelo e definiu as regras para o funcionamento do novo sistema de pedágios eletrônicos que vai ser instalado nas rodovias do Brasil.
- Conhecidos como “free flows”, a tecnologia acaba de uma vez por todas com as cabines e cancelas no meio das estradas, fazendo a sua viagem de feriado durar menos sem pegar as filas quilométricas nas paradas.
Como vai funcionar? O valor das tarifas vai ser debitado direto numa plataforma nacional que centraliza os dados e placas de todos os carros do país, e os motoristas vão ter 30 dias para pagar as taxas.
Para os que têm as tags usadas nos pedágios tradicionais, o pagamento vai ser automático, já para os que não têm, vai ser preciso pagar pelo app do governo. Quem não pagar fica devendo multa de R$ 195 e leva 5 pontos na carteira.
As imagens das passagens de todos os carros vão ficar guardadas no sistema por 90 dias para quem fizer o pagamento. Já as fotos dos veículos dos devedores vão ficar armazenadas por até 5 anos.
Mais barato para todo mundo: O free flow tem menos custo, já que não precisa de funcionários nem de grandes estruturas. Além disso, a ideia é que a cobrança seja feita por km rodado — paga apenas pelo trecho que usou.
A tecnologia já funciona em alguns trechos de estradas de SP, RJ e RS, enquanto lá fora é usada em mais de 20 países. No Brasil, 12M de motoristas usam as tags de cobrança, podendo chegar a 20 mi nos próximos 3 anos.