O governo da Dinamarca desafiou o ditado de que é melhor para fora do que para dentro. Isso porque uma nova lei do país vai passar a taxar os gases emitidos pelo gado.
Caso você não saiba: Animais como vacas, bois e ovelhas produzem muito metano durante a digestão, e o gás é liberado através de arrotos ou flatulências. Clique para entender.
- Com isso, a partir de 2030, todos os fazendeiros dinamarqueses que criam gado vão ter de pagar um imposto de cerca de € 100 por vaca todos os anos.
Hoje em dia, a agricultura é a maior fonte de emissões de CO2 da Dinamarca, e com a medida a expectativa é reduzir em 70% as emissões dos gases do efeito estufa.
“Outros países vão se inspirar” Enquanto o governo diz isso, uma lei do mesmo tipo foi suspensa após resistências do agro na Nova Zelândia. Fazendeiros europeus também têm protestado contra novas taxações.
Zoom out: Essa é a primeira lei para restringir emissões agrícolas aprovada no mundo. Cálculos dizem que a pecuária é responsável por 11% das emissões globais — sendo que 2/3 vêm das vacas.
Por outro lado, alguns agricultores dinamarqueses dizem que a medida pode fazer com que eles tenham que diminuir a produção e até cortar contratações.
Fonte: https://thenewscc.beehiiv.com/