O Partido Popular, de centro-direita, venceu as eleições gerais na Espanha com 33% dos votos, conquistando 136 cadeiras das 350 no Parlamento.
- Na outra ponta, o Partido Socialista Operário Espanhol, do atual presidente Pedro Sánchez, elegeu 122 deputados.
Explicando o Parlamentarismo… Na Espanha, não se vota em candidatos, mas em partidos, que selecionam os deputados que vão compor o legislativo. Depois disso, a sigla que tiver a maioria das cadeiras escolhe o próximo premiê — similar à nossa figura de presidente.
Apesar do PP ter levado a melhor, os partidos de direita não alcançaram as cadeiras necessárias para eleger um nome, apontando para um provável cenário de ingovernabilidade na Espanha.
Isso porque, é necessário o quórum de 176 parlamentares para escolha do próximo premiê.
(Imagem: O Globo | Reprodução)
O que prejudicou a direita? A sigla Vox, tida como extremista, conseguiu 33 assentos, 19 a menos do que tinha antes. Assim, apesar de ter feito um acordo com o PP, os dois não conseguiram o número mínimo.
- Comparando com a última eleição, a esquerda perdeu 11 assentos, enquanto a direita ganhou 12. Repare também como a minoria da Catalunha pode ser decisiva.
Agora, as próximas semanas serão essenciais para saber se um governo de coalizão será formado. Caso isso não aconteça, novas eleições podem ser convocadas.
O que mais é destaque pelo mundo?
- Falando em eleições… Após 38 anos no poder, o primeiro-ministro do Camboja garantiu mais uma vitória esmagadora de seu partido
- Já até cansaram do assunto? “Barbenheimer” arrecada US$ 235,5 mi no 1º final de semana na América do Norte
- Guerra da Ucrânia: Míssil atinge catedral do século 19 que é patrimônio mundial da ONU
- Protestos e mais protestos. Israelenses marcham antes da votação da reforma judicial
Fonte: https://thenewscc.com.br/
Para trazermos as informações locais, estaduais, regionais e do mundo, atualizadas todos os dias, precisamos do seu apoio e colaboração. Apoie o nosso trabalho. Chave Pix CNPJ 36538340000118