Disputa acirrada. O presidente da Turquia, Recap Tayyip Erdogan — que está há 20 anos no poder —, saiu na frente na disputa pela reeleição, mas não conseguiu declarar vitória no primeiro turno.
- Agora, o país sai das urnas mais polarizado do que nunca e vai ter que decidir, no dia 28, entre Erdogan e seu rival, Kemal Kiricdaroglu.
Por que isso é relevante? Além de ser o principal desafio que o presidente enfrenta desde que chegou ao poder, a Turquia é um importante parceiro comercial para os EUA, UE e a Rússia — e o resultado pode influenciar muita coisa.
Isso porque Erdogan fez intervenções na economia consideradas exageradas pelos seus críticos e afastou a Turquia do Ocidente, estreitando relações com o Oriente Médio e com a Rússia.
Por outro lado, ele continua sendo um herói para uma base eleitoral conservadora, que afirma que Erdogan vai replicar o “boom econômico” do começo de seu mandato, além de ser o único candidato que “defende a família”.
Já o seu rival, Kilicdaroglu, disse que mudará o destino do país, colocando ele de volta “aos trilhos democráticos”. Prometeu uma reaproximação com o Ocidente e uma revitalização da democracia.
Zoom Out: Havia um certo receio de que Erdogan não aceitaria o resultado em caso de derrota mas, ontem, ele mesmo afirmou que sempre respeitou a decisão do povo e espera a mesma maturidade democrática de todos.
O que mais foi destaque no mundo?
- Lina Yaccarino. Nova CEO diz estar animada para trazer visão de Musk ao Twitter
- Cessar-fogo: Israel e Jihad Islâmica concordam com trégua em Gaza
- Caso bizarro. Mortos em seita de jejum no Quênia sobem para 201
Fonte: https://thenewscc.com.br/