Pelo jeito, as empresas de turismo ganharam bem com uma equipe. Isso porque o time “informal” de Janja já gastou mais de R$ 1,2 milhão com viagens desde o começo de 2023.
Mesmo sem possuir cargo no governo e uma equipe oficial, a primeira-dama conta com ao menos 12 pessoas à disposição dela, o que, segundo apuração do Estadão, custa R$ 160 mil em despesas para o governo — além do custo com viagens.
O dream team de Janja tem diversos assessores e até fotógrafo oficial. Segurança não pode faltar. Somente para a abertura das Olimpíadas de Paris, a Primeira-dama levou 8 policiais federais — entre agentes e delegados.
💰 Isso importa, pois o gasto é proveniente da arrecadação pública e dos impostos pagos pela população, e também porque a equipe dela é maior que a do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
De acordo com a Casa Civil da Presidência, a primeira-dama não tem uma equipe formal, mas dispões de integrantes do Gabinete Pessoal da Presidência que a auxiliam.
- No começo de 2023, Janja chegou a levantar nomes para um provável gabinete, mas a pretensão de ter um cargo formal foi barrada por Rui Costa (Casa Civil).
No mês passado, ela atribuiu ao “machismo brasileiro” a falta de um gabinete de primeira-dama por aqui, comparando com outros países como os EUA, México e Paraguai.
“Falam muito de eu não ter um gabinete, mas precisamos recolocar essa questão. Nos EUA, a primeira-dama tem. Tem também agenda, protagonismo, e ninguém questiona. Por que se questiona no Brasil? Vou continuar fazendo o que acho correto.”
Hoje, Janja tem uma sala de 25m² no 3º Andar do Planalto, ao lado da de Lula. Uma pesquisa recente confirmou o que bastidores do PT apontavam sobre a esposa do presidente: a imagem dela não está em sua melhor fase. Aprofunde aqui.
Fonte: https://portaldeguacui.com.br/