Em uma votação apertada, o presidente da Turquia, Recap Tayyip Erdogan, que está há 20 anos poder, foi reeleito para um mandato de mais 5 anos no país.
- O líder, vitorioso nas urnas três vezes como premiê e duas como presidente, teve 52% dos votos no segundo turno contra o opositor Kemal, que concorreu pela primeira vez.
Essa foi a eleição mais disputada de Erdogan, que teve sua popularidade ameaçada pela grave crise econômica que o país enfrenta — com inflação de 85% no ano passado — e pelo terremoto que matou mais de 50 mil pessoas em fevereiro.
O resultado mostra uma mudança em sua base de apoio fiel, já que Erdogan precisou ampliar sua aliança com grupos islâmicos como estratégia nessas eleições.
Para muitos, o presidente é um líder nacionalista e carismático, que deu mais relevância à Turquia no cenário internacional. Por outro lado, é extremamente criticado por ter centralizado o poder em suas mãos e visto como autoritário.
- Ele eliminou a figura do premiê, alterou a constituição e corroeu as instituições democráticas do país ao longo dos anos.
Em seu Relatório Mundial 2022, a Human Rights Watch disse que o partido de Erdogan atrasou o recorde de direitos humanos da Turquia em décadas. Os últimos anos renderam ao país a designação de um dos 10 mais autoritários do mundo.
Zoom Out: A Turquia é um importante líder no Oriente Médio, aliado próximo da Rússia e, ao mesmo tempo, membro da Otan. Lula parabenizou imediatamente o recém-eleito. A repercussão dessa reeleição vai além das fronteiras.
Isso também é notícia pelo mundo:
- Aperto de mãos. Maduro desembarca em Brasília para reunião com Lula e presidentes sul-americanos
- Chips de inteligência artificial viram centro de guerra tecnológica entre EUA e China
- Lá nos EUA… Biden e Republicanos chegam a pré-acordo sobre dívida da Casa Branca
Fonte: https://thenewscc.com.br/