Para tentar frear uma crise imobiliária que atinge o país, a Espanha vai acabar com a concessão dos “vistos gold”.
¿Que es eso, denilson? Investindo 500 mil euros em qualquer propriedade espanhola, estrangeiros tinham o direito de viver e trabalhar por 3 anos no país.
A modalidade foi criada há 11 anos para incentivar investimentos em imóveis e ajudar com a retomada da economia. Só que a bolha estourou…
- Seguindo uma tendência europeia no pós-pandemia, os preços de imóveis na Espanha estão supervalorizados em pelo menos 11%. Em Madrid, o preço médio do m² é de € 1.500.
A maioria dos 14 mil vistos gold foram concedidos a chineses e russos, que colocaram € 3,4 bilhões no país. Agora, o primeiro-ministro disse que “a moradia é um direito, não um negócio especulativo”.
Será que vai adiantar? Críticos da medida falam sobre um estudo que mostrou que, entre 2013 e 2022, só 0,1% das 4 milhões de casas vendidas na Espanha foram compradas por estrangeiros em busca do visto.
Já a UE incentiva os países-membros a acabarem com o benefício — um pedido que já foi atendido por Portugal e Irlanda — levantando preocupações com corrupção, lavagem de dinheiro e evasão fiscal.
O que mais é interessante pelo mundo?
- Muito lentas ou muito rápidas… Chechênia proíbe músicas com ritmos diferentes das tradicionais
- “Vitória completa”: Netanyahu diz que definiu data para ataque israelense em Rafah
- Atletismo universitário: Entidade proíbe mulheres trans em competições femininas nos EUA
Fonte: https://thenewscc.beehiiv.com/