Se a fatura do seu cartão de crédito estiver complicada no fim deste mês, saiba que o país mais “rico” do mundo também está no vermelho com suas contas — e não tem banco ou papai nenhum que ajude. risos.
Brincadeira à parte, o país comandado por Biden está preocupando o mundo todo, já que, graças a um impasse entre o presidente e o Congresso, há um risco da nação do Tio Sam ficar sem dinheiro para pagar suas contas a partir do dia 1º de junho.
Para você entender melhor…
Os americanos possuem um sistema de controle do sistema financeiro para evitar catástrofes nas contas públicas. Ele funciona como um teto definido pelo Congresso que limita quanto dinheiro o governo pode pegar emprestado.
- Desde 2001, os gastos dos EUA são maiores do que o valor que o governo arrecada de impostos, e os parlamentares querem dar um basta nisso — ou, ao menos, culpar Joe Biden por ter deixado a situação piorar tanto.
Na visão dos republicanos, oposição de Biden, o país já aumentou o teto de gastos outras vezes e, por isso, agora, eles exigem cortes nos gastos públicos para o próximo ano — em cifras de até 130 bilhões de dólares.
Dentre outras obrigações, se não houver consenso nos próximos dias, pagamentos de aposentadoria e do Seguro Social podem ser suspensos, assim como o salário dos militares e restituição de impostos.
A expectativa é que a coisa se resolva hoje… 🇺🇸
Muito embora boa parte de Wall Street ainda acredite na clássica frase “Never Bet Against America“, há um pânico real no mercado financeiro global. Segundo o JP Morgan, a probabilidade de calote nos EUA subiu para 25% ontem.
Fontes próximas dizem que os dois lados estão próximos de um acordo, mas ainda separados por “apenas” US$ 70 bilhões e algumas condições a serem impostas ao governo. Tudo indica que o sextou deles não será tão tranquilo quanto o seu…
Isso também é notícia pelo mundo:
- “Estamos perto de matar Putin”, diz agente ucraniano
- Movimentação aérea: Lufthansa compra 41% da ITA Airways por 325 milhões de euros
- Do nada? Presidente mexicano diz aos hispânicos da Flórida: não dê ‘um único voto’ para DeSantis
Fonte: https://thenewscc.com.br/