Haja bicicleta para cobrir tanto rombo. A Telebras — estatal de telecomunicações do nosso país — admitiu ter maquiado os seus gastos para fazer uma pedalada fiscal de, no mínimo, R$ 77 milhões.
- Na prática, a empresa pegou o prejuízo que teve em 2023 e jogou para o orçamento deste ano, ignorando o prazo para quitar as dívidas e criando despesas extras para o setor público.
❄️ Como se fosse bola de neve: Fazendo a pedalada e jogando o valor devido cada vez mais para frente, a própria Telebras disse que espera um rombo acumulado de R$ 184 milhões para 2025.
Ao rolar a dívida para outros anos, a empresa pega a verba que ficaria separada para os pagamentos e aumenta artificialmente o orçamento. É como se você aumentasse o limite do seu cartão só por deixar de pagar a fatura.
A relevância: Confessando ao TCU que fez pedalada, a Telebras está, basicamente, admitindo que os seus responsáveis cometeram crime de improbidade administrativa e até de responsabilidade.
No fim da linha, o presidente de uma estatal é indicado pelo presidente da República. No caso da Telebras, Lula seguiu a recomendação do ministro das Comunicações — que também é uma nomeação presidencial.
Como consequência… Além de mais investigações pelo TCU, membros da oposição querem ouvir os responsáveis pela estatal e já falam em impeachment de Lula — o que dependeria da vontade do presidente da Câmara.
Fonte: https://thenewscc.beehiiv.com/