Star Wars da vida real? O governo dos EUA avisou parlamentares em Washington e países aliados na Europa de que a Rússia está desenvolvendo uma arma nuclear para ficar no espaço.
- O Comitê de Inteligência da Câmara emitiu um alerta sobre uma “séria ameaça à segurança nacional” e pediu para Biden dar mais informações — mas a Casa Branca tem evitado falar do assunto.
A relevância: O armamento russo seria capaz de destruir satélites ocidentais, usados desde na navegação até em operações militares. Estima-se que os EUA não tenham capacidade para defender um ataque desse.
Pelo Tratado do Espaço Sideral, assinado na Guerra Fria, EUA, China e Rússia são proibidos de colocar armas de destruição em massa na órbita — mas os russos têm um histórico de ignorar tratados.
🇷🇺 O Kremlin não confirmou nem negou a existência da arma, mas disse que tudo se trata de um truque de Washington para aprovar mais dinheiro à Ucrânia.
Zoom out: Rússia e EUA são de longe as maiores potências atômicas, controlando 90% das armas nucleares do mundo. Ambos têm satélites militares avançados na órbita da Terra.
O que mais é destaque pelo globo?
- Essa é a manchete mesmo… Policial peruano vestido de ursinho prende traficante
- Agência de direitos humanos: Maduro fecha escritório e expulsa funcionários da ONU da Venezuela
- “Mais previsível.” Putin diz que prefere Biden a Trump para presidente dos EUA
- Fonte: https://thenewscc.beehiiv.com/p/16-02-2024