O Oriente Médio está parecendo uma panela de pressão. Além da guerra Israel X Hamas e dos ataques no Mar Vermelho, agora, os EUA se envolveram diretamente na região atacando grupos apoiados pelo Irã.
- Milícias no Iraque e na Síria que são financiadas e ligadas à Guarda Revolucionária do Irã foram atingidas pelas forças americanas, deixando quase 40 mortos.
Depois dos ataques, o governo dos EUA disse que os bombardeios “só estão começando”, enquanto o Irã falou em “erro estratégico” e violação da soberania do país e do Oriente Médio todo.
“Foi ele que começou!” Basicamente foi essa a justificativa dos americanos. Isso porque, na semana passada, 3 soldados dos EUA morreram e 34 ficaram feridos por causa de um ataque com drones na Jordânia — o Irã negou responsabilidade.
Essa foi a primeira vez que tropas americanas foram mortas no Oriente Médio desde a guerra entre Israel e Hamas em Gaza, e a promessa de uma reação com um contra-ataque foi imediata por parte do Biden.
Mais que irmãos, brothers 🇺🇸🤝🇬🇧
Ainda no Oriente Médio, EUA e Reino Unido bombardearam bases do grupo Houthi no Iêmen — uma reação aos diversos ataques que os terroristas estão fazendo há dois meses no Mar Vermelho.
Explicando melhor: Desde a guerra em Gaza, os houthis vêm atacando navios de países ocidentais, inclusive EUA e Inglaterra, que passam pelo Mar Vermelho — área responsável por 15% de toda a carga transportada pelas águas.
Bottom-line: Os americanos e britânicos dizem que não querem uma guerra ainda maior e que só estão reagindo aos ataques que sofreram. Nesse cenário, a Rússia falou que os bombardeios criaram caos no Oriente Médio e pediu por uma reunião urgente na ONU 👀.
O que mais de importante rolou no mundo?
- Vai para o Senado: Em votação apertada, Câmara aprova megaprojeto de Milei na Argentina
- Muito barulho em LA: Grammy 2024 premia os melhores do mundo da música
- Eleições de El Salvador: Nayib Bukele é projetado como reeleito
- Copa 2026: Final vai ser na cidade de New Jersey, em NY
Fonte: the news