Notícia boa para a área da saúde. Um novo tipo de exame de sangue, que consegue rastrear a Doença de Alzheimer com “alta precisão” antes mesmo do início dos sintomas, pode se tornar realidade.
- O Alzheimer é um distúrbio cerebral irreversível e progressivo que afeta a memória e, posteriormente, a capacidade de fala e outras tarefas cotidianas.
Como vai funcionar? Esse exame seria eficaz pela identificação de um tipo de proteína — chamada p-tau — que aumenta no sangue de quem desenvolve a doença.
Atualmente, para identificar esse acúmulo no cérebro, os pacientes precisam fazer uma tomografia cerebral ou punção lombar, que pode ser inacessível e cara.
Mas, pelas novas pesquisas, esse simples exame de sangue teria até 97% de precisão na identificação da p-tau, conseguindo fechar o diagnóstico antes que um paciente apresente sintomas da doença.
Why it matters: Ainda que o Alzheimer não tenha cura, descobri-lo precocemente pode ajudar a orientar as decisões de tratamento, que são menos eficazes quando a doença está mais avançada.
No futuro, a expectativa dos pesquisadores é de que, daqui a 50 anos, todas as pessoas façam exames rotineiros, assim como é hoje para colesterol alto.
Fonte: the news