O Departamento de Energia dos EUA anunciou, ontem, uma conquista histórica. Pela primeira vez, em um processo de fusão de átomos, cientistas conseguiram atingir um “ganho líquido de energia”.
Explicando… O experimento consiste, basicamente, no princípio de que a produção de energia pelo mesmo método que faz o Sol brilhar pode ser dominado pelo ser humano para fins pacíficos.
- Na prática, é como se a fusão de átomos pudesse ser usada para produzir energia limpa.
Se você não entendeu NADA do que foi explicado acima, fique em paz. Você só precisa saber que esse processo gera quase 4 milhões de vezes mais energia do que o carvão, petróleo ou gás.
Consequentemente, o impacto econômico e geopolítico disso pode alterar o curso da humanidade em um futuro não tão distante — já imaginou viver em um mundo que não precisa de petróleo?
Os próximos passos… 👣
Por décadas, essa ideia era apenas uma teoria dos cientistas, mas, depois do experimento, acredita-se que o ganho de energia limpa realmente consiga substituir os combustíveis fósseis.
O avanço será demorado e ainda existem obstáculos técnicos e financeiros a serem superados. Porém, uma coisa é fato: um futuro com energia abundante deixou de ser ficção científica.
Fonte: https://thenewscc.com.br/