O clima continua tenso. Durante a última quinta-feira, manifestantes franceses contra a reforma da previdência queimaram cafés e invadiram prédios, incluindo o de uma grande gestora de patrimônio — por causa de seus fundos de pensão privada.
- O motivo ainda é a reforma da previdência, que aumenta a idade de aposentadoria em dois anos e foi imposta por Macron, sem a votação de deputados. Relembre aqui.
A ideia do movimento é pressionar o Conselho Constitucional, que vai bater o martelo sobre a conformidade da medida e se pronunciar, na semana que vem, sobre um possível referendo.
O panorama francês 🇫🇷
A França tem um sistema em que os trabalhadores atuais bancam diretamente as pensões dos aposentados — diferente de muitos países europeus, onde fundos de pensões privados arcam com parte dos gastos.
O governo diz que a reforma é necessária para manter as contas no azul. O país chegou a gastar 14% do PIB com a previdência em 2018 — bem mais que a maioria dos outros países.
- Além disso, a nova idade prevista ainda é menor que a de várias economias desenvolvidas dentro e fora da Europa.
Mesmo com os protestos rolando, o presidente francês manteve sua agenda de viagem á China. Junto com a presidente da Comissão Europeia, Macron busca estreitar as relações do bloco com a potência asiática.
O que mais foi destaque pelo mundo?
- Batalha Naval. Taiwan detecta 3 navios chineses perto da ilha
- Resposta? Depois do ataque a fiéis em Jerusalém, foguetes do Líbano atingem Israel
- A frota inteira. Polônia diz estar disposta a dar todos seus caças a Ucrânia se OTAN autorizar
Fonte: https://thenewscc.com.br/
Para termos informações de qualidade no site e redes sociais Portal de Guaçuí, precisamos da sua colaboração. Faça um Pix de qualquer valor e assim, você estará apoiando o único site e redes sociais independentes de Guaçuí e região.
Apoie a informação levada a sério. Mostre que você também não esta alheio(a) aos acontecimentos.Pix CNPJ 36538340000118
Pix Tel 28988013781