All-in na filantropia. O fundador da marca de roupas esportivas Patagonia, Yvon Chouinard, decidiu doar 100% da companhia para fundos e organizações sem fins lucrativos que atuam no combate ao aquecimento global.
- Agora, a propriedade da empresa, avaliada em cerca de US$ 3 bilhões, está sendo transferida para a Patagonia Purpose Trust e Holdfast Collective.
O que isso significa? Na prática, todos os lucros que não forem reinvestidos na Patagonia serão distribuídos para a ONG. A empresa estima que esse valor totalizará cerca de US$ 100 milhões por ano.
História da marca
Fundada há quase 50 anos, a Patagonia é conhecida por seu compromisso com a sustentabilidade. Contrariando a substituição rápida de peças, a empresa é uma das precursoras do “capitalismo consciente”.
- Em 2011, um anúncio da companhia na Black Friday buscava conscientizar compradores sobre o consumo desenfreado incentivando-os a “não comprar” produtos da marca — o que acabou elevando suas vendas em 150%.
E o ex-bilionário quer dar exemplo. Chouinard disse que espera que a medida influencie uma nova forma de capitalismo que não acabe com algumas pessoas ricas e um monte de pessoas pobres.
Curiosidade: Yvon fundou a marca em 1984, para produzir equipamentos de escalada para ele e seus amigos. Apesar de ter uma fortuna na casa de US$ 1 bilhão, ele dirige um carro usado, usa roupas velhas e não tem celular.