Mayday! Mayday! Com R$ 20 bilhões de dívidas acumuladas, a GOL está avaliando internamente a decisão de pedir recuperação judicial já no mês que vem.
- A companhia, que é a 2ª maior do Brasil em quantidade de passageiros, tem R$ 3 bi vencendo no curto prazo — em menos de 12 meses.
Uma consultoria foi contratada para avaliar as finanças da empresa e, embora esteja entrando dinheiro, o caixa da empresa + suas aplicações financeiras dão pouco menos de R$ 1 bi no total.
Evitando os tribunais. A GOL está tentando negociar diretamente com quem deve dinheiro, sem envolver a Justiça. Mas, como são muitos credores, o destino provável é mesmo acionar o “Capítulo 11” da lei de falências americana.
Mas por que nos EUA? A legislação americana sobre recuperação judicial é bem mais previsível do que a brasileira, e por meio dela é mais fácil de prever como o processo deve terminar — além de abrir mais possibilidades de financiamento.
- A LATAM, que, assim como a GOL tem operação nos EUA, fez exatamente isso em 2020. Dois anos depois, a empresa saiu do processo de RJ com redução de 35% da dívida.
Tá complicado de alçar voo… O mercado de + US$ 1 trilhão do setor de aviação só conseguiu atingir o mesmo nível de receita que tinha antes da pandemia no final do ano passado.
E mesmo com as receitas de volta, o lucro está 40% menor. Isso porque os custos com a operação — como mão de obra, combustível e equipamentos — estão quase 20% mais caros do que no pré-pandemia.
Fonte: the news
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