Pela primeira vez, como parte de um experimento, nenhuma matéria jornalística está sendo exibida nas páginas do Google em determinados países da União Europeia.
- Teste, teste, testando: Por um período indeterminado, 1% dos usuários de 9 países não verão nenhuma notícia como resultados de busca.
“Ok… Mas por quê?” Pense que, hoje, o Google sabe quanto o buscador leva de tráfego para sites de notícias — cerca de 24 bilhões de visitas mensais. É… Tem muita gente que não conhece um tal de dênius ainda.
No entanto, o que a BIG TECH não sabe é quanto os sites de notícias fazem as pessoas acessarem o Google. Em outras palavras, a empresa quer ver quantas pessoas deixariam de usar ou usariam menos o Google se ele não mostrasse notícias.
O que está por trás: Nos últimos anos, a imprensa tem pressionado o Google para receber royalties pela exibição das matérias nos resultados das pesquisas — o que já acontece em países como Austrália e Canadá.
No fim do dia, se o principal buscador do mundo perceber que não faz diferença exibir as notícias, elas podem deixar de aparecer nos resultados e impactar todo o business da imprensa tradicional. Por que te assustas, g1? risos.