A inflação não sai de pauta. O governo federal vai zerar a alíquota do imposto de importação de sete categorias de produtos alimentícios. O objetivo da medida é conter o avanço da inflação no país.
- Mas isso resolve? Segundo o Ministério da Economia, essas medidas não revertem a inflação, mas, com a maior possibilidade de importação, os empresários pensam duas vezes antes de aumentar o preço do produto.
Pra quem não entendeu a foto da matéria… Dentre os produtos que tiveram sua tarifa de importação reduzidas a zero, temos a carne de boi, carne de frango, trigo e farinha de trigo, milho em grão, bolachas e biscoitos.
- Além dos alimentos citados, estão na lista o ácido sulfúrico e duas categorias de aço, que são usados na
- construção civil.
Segundo o Ministério da Economia, o impacto dessa renúncia tributária pode chegar a R$ 700 milhões até o final do ano, porém, por se tratar de um imposto regulatório, não há necessidade de compensação fiscal.
Como assim, dênius? O motivo por trás do imposto não é a arrecadação, mas sim a regulação do mercado — proteger e estimular a produção interna. Por esse motivo, a perda não precisa ser compensada com outras fontes de receita.
Fonte: https://thenewscc.com.br