Visita surpresa — e relâmpago. Juan Guaidó, líder da oposição venezuelana, atravessou a pé a fronteira da Colômbia para ir a um evento sobre a Venezuela e, segundo ele, fugido da ditadura do Maduro.
No entanto… O líder da oposição ao regime chavista foi expulso pelas autoridades do país por ter entrado de “maneira irregular”. A saída foi pegar um voo para Miami.
- Guaidó postou um vídeo falando que, lamentavelmente, a perseguição da ditadura venezuelana se estendeu à Colômbia.
Que evento era esse? A chamada Cúpula Internacional sobre a Venezuela busca (i) encontrar alternativas para a crise do país e (ii) retomar as negociações com o México.
Isso porque, para negociar com aliados dos EUA, o Maduro exige que o país retire as sanções impostas americanas à Venezuela. Nem o presidente, nem Guaidó foram convidados oficialmente para o evento.
Qual o contexto, dênius?
Em 2018, Nicolás Maduro impediu seus principais adversários de concorrerem às eleições. Mas não ficou por isso… No ano seguinte, Guaidó comandou um “governo interino” com apoio do legislativo venezuelano.
A tentativa de derrubar o ditador chavista não funcionou e foi eliminada pela própria oposição no final de 2022. Hoje, o grupo busca definir um outro candidato para enfrentar Maduro nas eleições do ano que vem.
🇧🇷 E como o Brasil se posiciona nisso? Desde 2019, o governo não reconhecia a reeleição de Maduro, com a justificativa de fraude. Agora, o Lula retomou as relações diplomáticas com a Venezuela.
O que mais foi destaque no mundo?
- É oficial. Joe Biden anuncia que vai concorrer à reeleição
- Atualizações da guerra: Nível de munição está “criticamente baixo”, diz chanceler da Ucrânia
- Para reduzir as emissões de gases… Parlamento Europeu aprova reforma no mercado de carbono
Fonte: https://thenewscc.com.br/
Apoie o seu jornal On Line “Portal de Guaçuí” . Chave Pix para apoio imediato: CNPJ 36538340000118