A americana Intuitive Machines, do Texas, pode ser a primeira empresa privada da história a conseguir pousar na Lua hoje à tarde.
🇺🇸 A bandeirinha tá muito parada. Se der certo, a missão vai marcar o primeiro pouso dos EUA em solo lunar desde 1972. Só no último ano, foram quatro tentativas que não deram certo.
- Outra companhia envolvida é a própria NASA, que fez uma parceria com a SpaceX para enviar instrumentos de estudos da superfície lunar na missão.
Resumindo: Estamos falando de uma missão da empresa Intuitive Machines, num foguete da SpaceX levando cargas privadas e também da NASA.
O lado business da Lua 🌝
Como deu pra perceber, hoje em dia a NASA não cuida de toda a operação sozinha. Na realidade, o que ela faz mesmo é parcerias com várias empresas.
Funciona assim: Uma companhia quer mandar algo para a Lua, então ela contrata um foguete pra isso. A NASA fica sabendo e paga para virar cliente e mandar seus objetos também.
No final, fica bem mais barato do que fazer sua própria missão independente. Hoje, já são muitas empresas privadas prestando serviços de transporte para múltiplos clientes.
Corrida espacial 2.0: Ao invés de países, empresas estão disputando um lugar no mercado de US$ 485 bilhões da exploração espacial — que quer chegar ao US$ 1 tri na próxima década 🤑.