Com a crise de entrada de estrangeiros pela fronteira dos EUA com o México, o governo do Texas decidiu colocar arame farpado ao longo da divisa entre os países.
Acontece que o Mr. Biden não gostou nem um pouco da ideia e seu governo foi direto na Suprema Corte pedir para que a Patrulha Federal de Fronteira removesse o arame colocado por mais de 48 km.
O STF americano concordou e deu razão para o presidente, mas o governador do Texas bateu o pé e proibiu que os agentes federais atuassem nas fronteiras do estado.
Tensão nacional instaurada com sucesso. A questão virou um assunto partidário, e agora os dois lados estão trocando farpas — com o perdão do trocadilho. risos.
- Pelo menos 25 governadores republicanos declararam apoio ao Texas, dizendo que a medida protege os americanos de recordes de imigração ilegal.
- Os democratas criticam o governador texano, pedindo uma intervenção federal na Guarda do estado e apoiando reformas nas fronteiras para um controle “mais duro e justo”.
Looking forward: A situação colocou Biden e Trump em lados opostos e trocando acusações. O controle nas fronteiras deve ser um dos principais temas das eleições neste ano.
Só em dezembro, mais de 302 mil migrantes foram capturados na fronteira sul dos EUA — marcando o recorde histórico para um único mês.
O que mais é importante saber sobre o mundo?
- Bem que o Biden falou… EUA podem começar a atacar alvos no Oriente Médio nos próximos dias
- Musk ficou feliz: SpaceX faz dois lançamentos e deixa 45 satélites Starlink em órbita
- Primeira desde a Otan: Finlândia terá 2º turno nas eleições presidenciais
Fonte: the news