De portas abertas. Os dados de imigração mais recentes mostraram que, no ano passado, os países mais desenvolvidos do mundo receberam o maior número da história de imigrantes legais.
No total, mais de 6,5 milhões de pessoas passaram por todo o processo de mudança para um dos 38 países membros da OCDE, que inclui potências como EUA, Canadá, Reino Unido e Japão.
💼 O que está por trás disso? Esse aumento não é só uma retomada do pré-pandemia, mas também um resultado da alta demanda por trabalhadores estrangeiros que preenchem as vagas que os locais não se adaptam.
- A chegada de imigrantes com documentação em dia permite que eles ocupem posições em setores como agricultura, construção e hotelaria. Isso, inclusive, ajudou os países ricos a se recuperarem de crises.
Por outro lado, depois de anos em alta e com recordes sendo batidos, o número de pessoas atravessando ilegalmente as fronteiras dos EUA e de países da Europa enfim começou a cair.
Refugiados também aumentaram… Puxados por pessoas da Venezuela, Colômbia e Síria, os pedidos de asilo nos países ricos também bateu recorde (2,7M). Os EUA lideraram os recebimentos dessas solicitações.
Looking forward: Mesmo com a taxa de natalidade caindo nos países desenvolvidos — e a necessidade de gente para compor a população ativa —, as projeções indicam queda nas oportunidades para imigrantes a partir do ano que vem.