Se você já fica em choque só de ver uma impressora 3D funcionando e criando um objeto do zero, a mais recente novidade publicada vai fazer seu queixo cair mais ainda.
- Um estudo que acabou de ser divulgado conseguiu tornar realidade impressões 3D sem contato, utilizando apenas o som.
WHAT? Sim, é isso mesmo. Basicamente, as ondas sonoras “empurram” e conectam as partículas em torno de um único ponto, sem precisar construir camada por camada, como fazem as impressoras 3D atuais.
A relevância: Segundo o principal autor do paper, há uma grande expectativa de que essa nova tecnologia possa criar células biológicas, o que seria muito marcante para a medicina.
- Isso porque o ultrassom não é tóxico para as células e realiza uma montagem sem contato, o que ajuda a não afetar as condições delas.
Atualmente, os métodos usados são relativamente lentos e, segundo o estudo, causam “estresse” mecânico e químico nas células biológicas.
Bottom-line: Apesar de ainda acontecer em escalas milimétricas, conseguir tal feito pode ser um primeiro passo para o antigo sonho de literalmente imprimir órgãos humanos e animais com segurança.
Fonte: https://thenewscc.com.br/