A notícia que dominou o mercado anteontem foi a divulgação do CPI, o índice de preços ao consumidor — principal indicador da inflação americana.
O dado para o mês de junho trouxe uma alta de 0,2% dos preços em relação a maio, menos do que os +0,3% esperados pelo consenso do mercado. Isso representa a menor taxa mensal desde 2021.
Por que isso importa? Uma inflação mais amena aumenta a probabilidade do Banco Central americano fazer apenas mais uma alta na taxa de juros, e não duas, como era esperado.
- Com isso, o investimento na dívida dos EUA deve ficar abaixo da expectativa, diminuindo a migração de capital de investidores estrangeiros.
Pense que, se a maior potência dos EUA está pagando mais nas taxas de juros, a tendência é que os investidores levem suas reservas dos países emergentes para lá.
No entanto… Se isso não acontece, ao menos na intensidade que se esperava, os EUA ficam levemente menos atraentes, já que as taxas dos países emergentes são maiores — pagam mais.
Tanto que o dólar caiu ontem ao redor de todo o globo. Em comparação ao real, a moeda americana caiu 0,90%, cotada a R$ 4,82.
📊 E o Ibovespa? Quase no 0 a 0. O principal índice do mercado BR teve um dia morno ontem, subindo 0,09%, aos 117.666 pontos.
O que mais é destaque economicamente falando?
- Inovou. Warren Buffett aposta US$ 3 bilhões em novo segmento de negócios
- Voar, voar, subir, subir. JBS dispara 9% com proposta de listagem dupla das ações, na B3 e em Nova York
- Amigo da Faria Lima? Aprovação de Fernando Haddad pelo mercado sobe 39 pontos percentuais e chega a 65%
Fonte: https://thenewscc.com.br/
Para trazermos as melhores informações locais, estaduais, regionais e do mundo, precisamos do seu apoio. Chave Pix CNPJ 36538340000118 – Apoie o nosso trabalho.