NASA 🤝 Mercado. O foguete Vulcan, desenvolvido pela United Launch Alliance — uma joint venture das gigantes Boeing e Lockheed Martin —, partiu rumo à Lua nesta semana.
O foguete tem motores da Blue Origin e leva um módulo desenvolvido pela também americana Astrobotic, que fechou um contrato de US$ 108 milhões com a NASA para levar “carga útil” à Lua.
- Embora o sistema de pouso tenha apresentado problemas com a propulsão, a missão quer se tornar a primeira operada pela iniciativa privada a conseguir pousar fora da Terra — o que está previsto para o dia 23/02.
A NASA é só um dos clientes da missão. A agência espacial dos EUA mandou uma sonda com experimentos para serem feitos na Lua, marcando a volta das operações no satélite desde 1972.
Além dela, outras pesquisas e iniciativas de países e empresas estão a bordo do foguete — que inclusive leva as cinzas de atores de Star Trek.
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A diferença é que, hoje em dia, a NASA não fica mais encarregada de toda a operação, já que pode fazer acordos com empresas privadas para lançar suas pesquisas.
Era o que vinha acontecendo em parcerias com a SpaceX. Mas, com essa missão atual, a ULA quer voltar a disputar o mercado com a empresa do Mr. Musk.
Um business espacial. O plano é ampliar o mercado espacial e lunar, com empresas privadas prestando serviços de transporte para múltiplos clientes — sendo a NASA apenas um deles.
Bottom-line: É uma nova corrida espacial, onde não apenas países competem entre si, mas empresas também disputam um lugar no mercado de US$ 485 bilhões da exploração espacial — que quer chegar ao US$ 1 tri na próxima década.
Fonte: https://thenewscc.com.br/