Nesse fim de semana, enquanto você curtia o carnaval, as Forças de Israel encontraram um centro de dados “top secret” do Hamas no subsolo da sede de uma agência da ONU em Gaza.
- Segundo Israel, esse era um dos centros de inteligência e comunicação do Hamas — de onde eles comandavam a maior parte dos combates. Veja aqui.
Israel afirma, inclusive, que a energia do sistema de túneis do Hamas em Gaza vinha desse datacenter, que receberia energia do prédio da agência de ajuda humanitária.
Por que isso importa? A localização desse QG é mais um forte argumento para Israel sobre a possível relação direta da agência da ONU com o grupo palestino.
Se você não lembra, há duas semanas, Israel acusou funcionários do órgão de terem sido aliados do Hamas no campo de batalha. Relembre aqui.
Inclusive, depois disso, dez democracias suspenderam o envio de verbas para essa agência — que a princípio seriam exclusivamente para ajuda humanitária ao povo de Gaza.
🇧🇷 Enquanto isso, Lula esteve na embaixada palestina e anunciou que vai aumentar essa verba à agência, afirmando que as suspeitas devem ser investigadas, mas não podem paralisar a ajuda à Gaza.
O que mais é destaque pelo globo?
- Na Finlândia: Ex-primeiro-ministro, Alexander Stubb, é eleito neste domingo como o novo presidente do país, com 51,6% dos votos
- 1,45 bi. É a quantidade de asinhas de frango consumidas nos EUA no final de semana do Super Bowl
- Automóveis. México supera Argentina como maior mercado para veículos brasileiros
O que é manchete em solo brasileiro hoje?
⚽️ Brasil perde para Argentina e fica fora de Paris-2024. Atual bicampeão olímpico, o futebol masculino brasileiro está fora dos Jogos de Paris, repetindo um feito inédito de 20 anos atrás.
⭐️ “A história da minha mãe ninguém apaga não!” Depois de mensagem no perfil oficial do PT omitir o nome de Marisa Letícia, Luis Claudio, filho de Lula, criticou o fato nas redes sociais. A postagem foi excluída e republicada horas depois, com uma menção à ex-primeira-dama.
❌ Ainda sobre o mesmo caso… Depois de divulgação do vídeo de reunião com ministros na sexta-feira, Bolsonaro diz que “não tinha participação nenhuma” no suposto monitoramento de campanha
🎭 Diretamente de Salvador: Grupo Revelação — conhecido no mundo do pagode — sofre assalto após bloco em Salvador e um dos integrantes é esfaqueado por bandidos, mas passa bem.
Fonte: the news