(Imagem: LinkedIn)
Embora a legenda já tenha desvendado o mistério, a gente reforça: o post do pedido de casamento foi feito na rede social profissional — e isso está ficando cada vez mais comum.
- O site, que era voltado para networking e listas de empregos, está inundado de conteúdos sobre férias, divórcio e até política.
Contexto: Em 2016, o LinkedIn foi adquirido pela Microsoft por US$ 26 bilhões, e, desde então, vem atraindo influenciadores e encorajando as pessoas a postar com mais frequência.
Junto com esse cenário de maior engajamento, durante a solidão da pandemia, vários profissionais — principalmente da gen Z — passaram a compartilhar triunfos e contratempos pessoais na rede.
Mas será que isso é bem-visto?
Ainda que um post comparando seu noivado com uma estratégia B2B possa render likes, a estratégia também pode virar piada no LinkedIn Lunatics.
- Pra quem está por fora, o LinkedIn Lunatics é uma comunidade do Reddit dedicada a reunir o “conteúdo insuportável do LinkedIn”.
Criado em 2019, a página quadruplicou seu número de acessos nos últimos 2 anos, com posts zombando o CEO que começa o seu dia às 2h30 da manhã ou dizendo que “se eu postasse meu casamento, minha esposa se divorciaria de mim instantaneamente.”
Recebendo as reclamações, o LinkedIn disse que fez alterações em seu feed para servir menos conteúdo pessoal e mais postagens oferecendo conselhos ou insights com base nos interesses do usuário.
Zoom Out: Ainda que alguns critiquem os posts estilo Facebook, em 2023, o LinkedIn ultrapassou 1 bilhão de usuários e viu suas vendas anuais dobrarem pra mais de US$ 16 bilhões.