🎧 Trocando likes por play. Um novo relatório revelou que 70% dos jovens brasileiros recorrem à música e a podcasts para diminuir o uso excessivo de redes sociais.
Acontece que, com o excesso de informação disponível nas plataformas, a geração Z começou a buscar conteúdos que tragam conexões mais profundas e autênticas — seja com creators ou marcas.
No caso dos podcasts, ajudou o fato de que mais programas agora estão disponíveis em vídeo — só no Spotify, são 250 mil.
- Para se ter uma ideia, foram 2,9 bilhões de minutos consumidos em vídeo apenas nos primeiros 5 meses do ano, um crescimento de 58% se comparado com 2023.
Esse aumento também se deve à facilidade de encaixar podcasts em momentos antes perdidos na rotina, seja ficando preso no trânsito, durante uma corrida na esteira ou fazendo as tarefas de casa.
Para as marcas, esse crescimento em popularidade é positivo, pois além de ter mais um veículo para rodar ads, o público é altamente engajado, uma vez que os programas duram mais do que as músicas. E sabe qual país tem a maior parcela de usuários de podcast no mundo? O Brasil 🇧🇷.
🎶 Falando em música… 95% da Gen-Z brasileira afirma que gostos musicais semelhantes aprofundam as conexões, inclusive com as marcas que criam suas próprias playlists.
Looking forward. O mercado global de streaming de áudio — que engloba música, podcasts e até audiolivros — foi avaliado em quase US$ 34 bilhões em 2023 e deve ficar próximo dos US$ 90B até 2031.