O livro Café Conilon – segunda edição revisada e ampliada-, organizado pelo Incaper (Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural) foi lançado na última quarta-feira (7), na solenidade de comemoração aos 60 anos do instituto e apresentação do Pedeag 3, no Centro de Convenções de Vitória.
É um acervo de conhecimentos científicos, tecnologias e experiências oriundos de mais de 30 anos de pesquisas científicas desenvolvidas no Espírito Santo e no Brasil. A publicação com 30 capítulos é constituída por 784 páginas. Apresenta mais de 50 tecnologias, 4.000 conhecimentos científicos e 1.200 literaturas citadas. O livro foi redigido por 74 profissionais de 70 instituições que fizeram parcerias com o Incaper.
Os 30 capítulos abordam temas nas diferentes áreas do conhecimento. De informações gerais de Coffea canephora, passando por origem, história, dispersão e evolução da espécie; melhoramento genético; biotecnologia; tecnologias de manejo e cultivo sustentável; irrigação; pragas e doenças; sustentabilidade; certificação; colheita; mecanização; qualidade; transferência de tecnologia, até os aspectos gerenciais, econômicos e de mercado, no âmbito estadual, nacional e internacional.
Em termos de inovação em relação à 1ª edição, o livro lançado aborda tecnologias relacionadas à poda programada de ciclo, jardins clonais superadensados, novas variedades de café conilon, controle de pragas que antes não eram tão importantes, como a broca da haste, fomento à irrigação localizada, método de associação de culturas, tecnologias de colheita mecanizada, entre outras.
O livro Café Conilon será disponibilizado para o público a partir de 2017.
Com informações do Incaper