Sinal verde. Os advogados da GOL receberam permissão para chamarem funcionários da Latam para depôr no tribunal sobre acusações de concorrência desleal.
Um pouco de contexto: Com mais de R$ 20 bilhões em dívidas, a GOL está em recuperação judicial nos EUA para tentar reequilibrar as suas contas.
- A companhia até conseguiu um empréstimo de US$ 950 milhões para ajudar nas operações.
Agora, a GOL está acusando a Latam de estar se aproveitando do momento delicado com “práticas predatórias” que são proibidas em RJs — justamente para preservar a concorrência.
Dando exemplo práticos, as denúncias são de tentativas de comprar as aeronaves que estão sendo alugadas, propostas para contratar pilotos da GOL e esforços para desencorajar clientes a voarem pela companhia BR.
A Latam se defende dizendo que apenas está buscando por aviões que se encaixam nas suas necessidades e que está expandindo seus negócios como qualquer outra empresa.
Obs: Assim como a GOL está fazendo agora, a Latam pediu RJ em 2020. Dois anos depois, a empresa saiu do processo com redução de 35% da dívida.
É briga de gigantes… Elas são as duas maiores companhias aéreas do país, tendo somadas mais de 70% do mercado BR. Latam tem 38% e GOL tem 33%.
O que mais é destaque no nosso país?
- Aumento de 4x: Brasil chega ao meio milhão de casos de dengue em 2024
- Os resultados da avenida em SP: Mocidade Alegre fatura bicampeonato
- “Sem cartazes”. Bolsonaro convoca ato na Paulista para 25/02