Na cerimônia de encerramento dos trabalhos da equipe de transição, ontem, Lula confirmou a nomeação de Aloizio Mercadante para a presidência do BNDES.
Quem é esse, dênius? Economista de formação, já foi deputado, senador e ministro de diferentes pautas nos governos Lula e Dilma.
- Hoje, ele é presidente da instituição acadêmica do PT e foi quem coordenou a elaboração do plano de governo de Lula para as eleições.
Com a confirmação, os indícios de que Lula poderia realizar uma mudança na Lei das Estatais — que falamos ontem — ficaram ainda mais fortes.
Isso porque Mercadante não poderia assumir o BNDES, uma vez que ela proíbe indicações de nomes com participação política recente para cargos em estatais.
No entanto… Na noite de ontem, a própria Câmara aprovou uma flexibilização dessa lei, diminuindo o tempo “fora da política” necessário para um nomeado de 36 meses para 90 dias.
Essa mudança possibilitaria a ida do indicado ao BNDES — mas ainda falta passar no Senado.
Bottom-line: Falando em estatais, na cerimônia de ontem, Lula ainda afirmou que “vão acabar privatizações nesse país”. Clique se quiser ver o discurso completo.
O que mais foi destaque pelo país?
- Ainda sobre cerimônia: Mercadante diz que relatório da transição, “só de revogaço, tem 23 páginas”
- Convite aceito. Margareth Menezes afirma que assumirá Ministério da Cultura
- Multa…União é condenada a pagar filho de Lula por grampo de Moro durante a Lava Jato
Fonte: https://thenewscc.com.br/