Em meio a aplausos dos convidados da cerimônia e protestos de manifestantes do lado de fora, Lula e Alckmin foram diplomados ontem, no Tribunal Superior Eleitoral.
A diplomação é um evento organizado pela Justiça Eleitoral desde 1951 para formalizar o presidente e o vice eleitos nas urnas.
A relevância
Na teoria, ele marca o reconhecimento oficial do fim do processo eleitoral e do prazo para questionamento do pleito.
- No entanto, as eleições ainda estão sendo contestadas por manifestantes nas ruas — inclusive, em Brasília, enquanto a cerimônia acontecia.
Desde a fala de Bolsonaro na sexta, após um silêncio de 37 dias, os protestos ganharam força, com pedidos para o atual presidente ficar e falas de que Lula “não subirá a rampa”.
Falando da cerimônia em si…
Na presença de ministros do Tribunal e políticos aliados na plateia, o petista recebeu o documento sob aplausos e discursou, afirmando que não foi a vitória de um candidato ou partido, mas de uma frente ampla contra o autoritarismo.
Moraes, presidente do TSE, também discursou, falando em vitória plena da democracia contra ataques antidemocráticos, desinformação e discurso de ódio.
Ele ainda falou que os responsáveis por esses atos serão responsabilizados para que isso não volte a acontecer nas próximas eleições.
O que mais foi destaque pelo país?
- Sambinha: Lula e Moraes vão a samba na casa de Kakay após diplomação no TSE
- Missão? “Missão dada é missão cumprida”, diz ministro do TSE a Moraes em diplomação de Lula
- Pedido… Cacique Serere grava na sede da PF e pede fim de conflitos
Fonte: https://thenewscc.com.br/