BRASIL

(Imagem: Agência Brasil | Reprodução)
Ontem, o presidente eleito, Lula, anunciou os nomes de 16 novos ministros. Com o comunicado, ele concluiu a lista dos 37 ministérios que irão compor o seu terceiro mandato — 15 a mais do que o governo do Bolsonaro.
- A leva marcou o retorno da deputada Marina Silva (Rede-SP) para o Ministério do Meio Ambiente, e a acomodação da aliada Simone Tebet (MDB-MS) na pasta do Planejamento.
Pelos movimentos, Lula parece ter priorizado o PT, com escolhas mais políticas e menos técnicas. O partido assumirá 10 ministérios, incluindo alguns dos principais, como a Fazenda, com Fernando Haddad, e a Casa Civil, com Rui Costa.
Dos 37 escolhidos, 26 são homens e 11 são mulheres. A lista conta com 10 futuros ministros negros e 2 indígenas. Para ver todos os nomes, é só clicar aqui.
Quais os impactos? 💸
O futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o aumento dos ministérios não irá impactar nos gastos do governo.
Por outro lado, o atual ministro, Ciro Nogueira, disse que cada uma das 14 novas pastas devem aumentar os gastos do governo em cerca de R$ 500 mil por ano.
Bottom-line: Lula ainda anunciou que José Guimarães (PT) será líder do governo na Câmara dos Deputados, Jaques Wagner (PT) no Senado, e Randolfe Rodrigues (Rede) no Congresso. Todos serão empossados no domingo.
