Assunto do momento. No encontro que reúne 7 das principais economias do mundo — mais algumas convidadas —, realizado neste final de semana, as atenções todas foram voltadas para a Ucrânia e seu presidente, Zelensky.
- O líder fez uma viagem surpresa à cúpula, chegando em Hiroshima, no Japão, um dia antes do esperado.
Zelensky se reuniu com 10 chefes de Estado, apresentando um plano que visa o fim da guerra com a Rússia, chamado de “fórmula da paz”. Era esperado um encontro com Lula, mas não aconteceu.
Contexto: Nos últimos meses, Lula foi alvo de críticas dos EUA e da União Europeia por ter adotado uma posição de neutralidade no conflito — ao dizer, por exemplo, que “a decisão da guerra foi tomada por dois países”.
Duelo de versões 🥊
Segundo Zelensky, a reunião não foi realizada por incompatibilidade de agenda. Lula, por outro lado, disse que o presidente ucraniano se atrasou para a reunião e acabou não aparecendo para o encontro.
Antes disso, perguntaram a Zelensky se ele havia ficado desapontado por não fazer uma reunião com o presidente brasileiro. Em tom irônico, ele respondeu: “Eu acho que Lula que ficou decepcionado”.
Saindo das justificativas do “bolo”, Lula disse que continua com a mesma posição em relação à guerra da Ucrânia. Segundo ele, o Brasil está tentando “construir um bloco para criar uma política de paz no mundo”.
O que mais é destaque pelo globo?
- Grécia: O premiê conservador venceu as eleições, mas sem maioria absoluta no Parlamento
- México: Aeroporto da capital suspendeu operações por atividade de vulcão
- Decolou. SpaceX lança segunda missão privada de astronauta
Fonte: https://thenewscc.com.br/