Caos na França. O presidente do país, Emmanuel Macron, usou o artigo 49.3 da Constituição francesa — que permite que o governo aprove um projeto sem a votação da Assembleia — para impor sua Reforma da Previdência.
- Logo depois disso, mais de 6 mil manifestantes se reuniram à Place de la Concorde, próxima da Assembleia Nacional francesa.
A medida foi uma aposta radical do governo depois da aprovação do aumento da idade de aposentadoria — de 62 para 64 anos — pelo Senado, antes de passar pelos deputados.
Contexto
A reforma é uma das principais medidas que o presidente francês prometeu durante a sua campanha de reeleição. Entretanto, ela é altamente contestada pelos deputados e pela população. Relembre aqui.
Com a nova medida, Macron conseguiu elevar a tensão de um cenário já caótico por semanas de protestos e greves que chegaram a levar mais de 1 milhão de pessoas às ruas e deixaram o país submerso em lixo.
O que acontece agora?
De acordo com o artigo 49.3, os deputados podem impedir a aplicação da lei apenas se, nas “24 horas seguintes”, apresentarem moção de censura contra o governo.
Entretanto, para uma moção de censura passar, seria necessária uma aliança surpresa de parlamentares de todos os espectros políticos — de extrema esquerda à extrema direita —, o que parece bastante improvável.
Outros destaques pelo mundo:
- Atualizações do conflito: Vídeo mostra momento em que caça russo força queda de drone militar dos EUA
- Lembra da novela de ontem? Governo Biden apoia projeto de lei que pode banir TikTok dos EUA
- Lá no Oriente Médio… 5 adolescentes são detidas no Irã após vídeo dançando “Calm Down” viralizar
Fonte: https://thenewscc.com.br/
Para termos muito mais informações no site e redes sociais Portal de Guaçuí, colabore a partir de R$ 2,00
Chave Pix (CNPJ) 36538340000118
Chave Pix (Celular) 28988013781