“A era do governo dos empreendedores”. Com essa frase, o bilionário Terry Gou, fundador da Foxconn, uma das maiores montadoras de celulares da Apple, anunciou a sua candidatura independente à presidência de Taiwan.
Em seu discurso, Terry prometeu recuperar o crescimento econômico da ilha — que está em recessão técnica — e levar Taiwan a “superar em 20 anos a Singapura”, que tem o maior PIB da Ásia.
Ok, mas o que as eleições taiwanesas tem a ver comigo?
A ilha produz mais de 90% dos chips de alta qualidade do mundo, que fornecem tecnologia para diversos segmentos que dependemos atualmente — desde a indústria aeroespacial até circuitos usados em carros e geladeiras.
Repetindo, estamos falando de 90% da produção global. O problema é que Taiwan está sob ameaça da China, que vê a ilha como parte de seu território, e tem o cercado com navios militares. É um conflito antigo…
De volta ao candidato: Apesar de ter sido fundada e ter sede em Taiwan, a Foxconn é a maior empregadora da China, com mais de 1 milhão de funcionários, o que coloca Gou em uma posição interessante para dialogar com o rival.Além disso, por ter vários clientes nos Estados Unidos, incluindo a Apple, Amazon, Tesla e Nvidia, o bilionário também tem uma relação com o “país inimigo” de Xi Jinping na controvérsia da ilha.
Bottom-line: Terry ainda precisará coletar 290 mil assinaturas para se qualificar como candidato independente, mas já está prometendo usar sua experiência empresarial e financeira para consertar os laços internacionais do país.
O que mais é destaque?
- Tem 8 candidatos: UE estuda expandir número de integrantes até 2030
- 8x mais que neste ano: Coreia do Sul aumenta ajuda à Ucrânia para US$ 394 milhões em 2024
- Hermanos, irmãos: Brasil e Argentina negociam acordo de US$ 600 milhões para exportações
Fonte: https://thenewscc.com.br/