Quando não dá mais para ficar em casa… De todos os estrangeiros que receberam autorização para se refugiarem no Brasil no ano passado, 83% são venezuelanos.
O governo brasileiro aceitou mais de 117 mil pedidos de proteção internacional de janeiro a novembro — último mês em que os dados foram divulgados.
- É importante reforçar que esses números tratam de refugiados, e não de todos os imigrantes que estão em território brasileiro.
Aqueles em situação de refúgio são os que deixam seus países de origem por guerras, perseguições, dificuldades políticas ou por sofrerem violações graves e generalizadas de direitos humanos.
É o que acontece na Venezuela. Há anos o país enfrenta uma grave crise econômica a humanitária, com 96% da população vivendo na pobreza. A inflação, que hoje beira os 200%, já foi de 10.000% em 2019.
- Mais de 7 milhões de venezuelanos deixaram o país nos últimos anos — cerca de 1/4 da população. Os números são impressionantes para um país que não está em guerra.
Mas se depender do Maduro… Depois de um referendo, o governo da Venezuela vem ameaçando invadir uma grande parte da vizinha Guiana — país que é grande potência na produção de petróleo.
Zoom out: Depois dos venezuelanos, haitianos e cubanos são os que mais pedem refúgio no Brasil. Já os refugiados entre países em guerra ficou bem baixo, com 20 russos, 14 ucraniano, 69 palestinos e nenhum israelense.
Fonte: https://thenewscc.com.br/