Nos últimos dias, cerca de 400 jatos particulares pousaram no Egito durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, mais conhecida como COP27.
- Lula também viajou para o evento em um avião particular — de um empresário condenado na Lava Jato — e será um dos representantes do Brasil na conferência.
Qual a relevância dos jatinhos? A emissão de gases de efeito estufa em viagens de aviões particulares é de 5 a 14 vezes maior do que a média por passageiro em aviões de carreira.
Em razão disso, o uso desses jatinhos para chegar em um evento que vai discutir as mudanças climáticas tem sido especialmente criticado. Na COP26, de 2021, a questão também foi levantada.
Os protestos: Um dia antes do início do evento, mais de 500 manifestantes impediram a saída de jatos particulares de Amsterdã, na Holanda. Alguns sentaram ao redor dos aviões para impedir a decolagem, enquanto outros andaram de bicicleta no local.
A polêmica dos jatinhos ✈️
Recentemente, um levantamento feito por uma empresa britânica mostrou quais aviões de famosos mais poluíram o meio ambiente em 2022. O estudo mostrou quantos voos foram feitos e quantas toneladas de CO2 foram liberadas.
O primeiro lugar ficou com a Taylor Swift, com 170 voos em pouco mais de 6 meses. Jay-Z, Steven Spielberg, Kim Kardashian e Oprah Winfrey também entraram no ranking dos mais poluidores.
Fonte: https://thenewscc.com.br/