“Surpresa!!!” A campainha da casa do senador Marcos do Val tocou na última sexta-feira, mas não era para comemorar seu aniversário… Eram os agentes da Polícia Federal, por determinação do Alexandre Moraes.
O ministro do STF determinou que a PF fizesse busca e apreensão em todos os endereços do parlamentar, no Espírito Santo e em Brasília, incluindo o seu gabinete no Congresso.
- Em sua sala de trabalho foram coletados documentos e arquivos, enquanto, na casa, foram apreendidos computador e celular.
Além disso, Moraes determinou que o senador não publique ou promova notícias falsas e ataques a instituições, excluindo as contas @marcosdoval do Twitter, do Instagram e do Facebook.
Ainda assim, o ministro negou um pedido de prisão da PF, solicitando que o senador fosse ouvido.
Uma novela e tanto… 📺
As ações fazem parte da investigação sobre o 8 de janeiro. Mais precisamente, relacionadas às falas do senador sobre um suposto plano golpista que envolveria Bolsonaro e o ex-deputado Daniel Silveira.
- Lembra dessa história? Basicamente, a ideia seria usar uma escuta para provar alguma ilegalidade de Moraes e tirar seu mandato ou até anular as eleições.
Bom, depois disso, do Val mudou sua versão várias vezes, tirando Bolsonaro da jogada. Ainda assim, ele continuou criticando a atuação de Moraes.
Tanto que, anteontem, ele tweetou que é quase um consenso no meio judiciário brasileiro que as ações do ministro do STF são anticonstitucionais.
Mais do que isso, no início do mês, o senador pediu a convocação do Moraes para depor na CPMI do 08/01. Segundo do Val, Moraes ter determinado a busca e apreensão é exatamente uma retaliação a essa convocação.
Agora, o vice-líder do governo no Congresso, que também é da CPMI, afirmou que vai pedir a substituição do Marcos do Val na Comissão — “investigado não pode investigar”.
Outros destaques pelo país:
- 3ª do Lula III: Em reunião ministerial, Lula abre fala com cobranças
- Prazo de 5 dias: Moraes determina que PF tome depoimento de Monark
- Aos vestibulandos atrasados… Prazo de inscrição do Enem 2023 termina hoje
Fonte: https://thenewscc.com.br/