
Magistrados e membros do Ministério Público protestam em Vitória (Foto: Letícia Gonçalves/ A Gazeta)
Procuradores e promotores de Justiça, procuradores da República, desembargadores e juízes estaduais, federais, do Trabalho e servidores realizaram na tarde de terça-feira (06/12) uma vigília em frente ao Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES). O objetivo foi manifestar novamente indignação com as alterações no pacote anticorrupção, que passou a incluir punição a membros do Ministério Público e do Judiciário.
As mudanças limitam ou enfraquecem a atuação das instituições, e abrem possibilidade de que promotores de Justiça e magistrados passem a responder por crime de abuso de autoridade.
Participaram do protesto o subprocurador-geral de Justiça Institucional do MPES, Eder Pontes da Silva, o subprocurador-geral de Justiça Judicial, Josemar Moreira, o presidente da Associação Espírito-Santense do Ministério Público, Adelcion Caliman, o presidente do TJES, desembargador Annibal de Rezende Lima; o presidente da Amages, Ezequiel Turíbio; entre outras autoridades.
Ao final da manifestação, os participantes se uniram em um abraço simbólico ao prédio do Tribunal de Justiça, e cantaram o Hino Nacional e o Hino do Estado do Espírito Santo.
Fonte: Ministério Público do Espírito Santo