Começando o ano com o pé esquerdo, a Meta — controladora do Facebook, WhatsApp e Instagram — foi multada em 390 milhões de euros por forçar seus usuários a aceitarem anúncios personalizados.
- O órgão justificou a decisão afirmando que o envio de anúncios baseados nas atividades dos usuários viola as regras de privacidade da União Europeia.
Por que isso é importante? Agora, a Meta terá que ajustar a maneira como veicula anúncios — sua principal fonte de receitas — no mercado europeu, que engloba cerca de 450 milhões de pessoas.
A situação já estava complicada… 📉
Em 2021, os usuários do iPhone passaram a escolher se os anunciantes poderiam ou não rastreá-los. Essa mudança introduzida pela Apple resultou em uma grande queda da receita publicitária da Meta.
Além disso, no ano passado, o preço das ações do grupo despencou mais de 60%, a empresa demitiu milhares de funcionários e ainda não conseguiu fazer sua ideia do metaverso vingar.
Bottom-line: Depois de fechar um acordo para controlar as vendas nas plataformas da Amazon, a UE está cada vez mais empenhada em regular a publicidade nas big tech’s. Será que o tio Zuck vai ter que pensar em um plano B?
Enquanto isso, as demissões techs continuam:
- Salesforce: Empresa reduzirá a força de trabalho em 10% após contratar ‘pessoas demais’ durante a pandemia
- Amazon: demissões atingirão mais de 18.000 trabalhadores, o maior número na onda tecnológica recente
Fonte: https://thenewscc.com.br/