A Petrobras e suas subsidiárias já receberam 286 autuações do Ibama neste ano, liderando o ranking de multas do instituto e superando as 211 de 2022.
- Até o dia de hoje, foram R$ 83 milhões de multas à estatal, que é a maior empresa brasileira e está presente em todo o país.
Pela dimensão da companhia e sua função — que envolve atividades extrativas sensíveis ao meio ambiente —, ela figura com frequência na lista das mais multadas pelo Ibama. Desde 2000, já esteve 13 vezes no #top3.
O problema está no mar… 🌊
Das 286, mais de 270 estão relacionadas a atividades da empresa na costa ou no mar — e é exatamente esse o ponto de embate mais recente entre a estatal e o Ibama na foz do Amazonas.
O que está acontecendo? A Petrobras deseja perfurar um poço a 500 km da foz do rio Amazonas, o que foi vetado pelo órgão ambiental. Ontem, inclusive, a estatal fez um pedido de reconsideração da licença.
Segundo a empresa, ela atendeu todos os requisitos para a perfuração do poço. Já a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, garantiu que o governo federal vai respeitar a decisão do Ibama.
O que mais é destaque pelo país?
- Carros nacionais sustentáveis. Lula anunciará incentivos para produção de carros com etanol
- Lira, abre aspas: Lula deve entender que Congresso conquistou protagonismo
- Já veio… Procon-SP notifica Netflix por cobrança em compartilhamento de senhas
Fonte: https://thenewscc.com.br/