O Musk entrou na Justiça contra a Global Alliance for Responsible Media, uma associação de grandes players do mercado publicitário, por fazer marcas pararem de anunciar no X.
- Lembra dessa história? Lá em 2022, assim que Musk comprou o X, mais de 100 empresas decidiram parar de anunciar no Twitter — incluindo Apple, Disney, Uber, Netflix, Airbnb e Coca-Cola.
Musk acredita que parte dessa perda foi causada pela GARM, que teria feito um movimento coordenado com grande marcas, incluindo CVS, Mars e Unilever, para redirecionar bilhões de dólares em publicidade que iriam para o app.
Só para você ter uma dimensão da relevância, a GARM representa grandes companhias e as maiores agências de publicidade do mundo, totalizando mais de 90% dos gastos globais com publicidade.
Segundo a ação judicial, 18 empresas-membro da GARM pararam totalmente de anunciar na plataforma e dezenas de outros reduziram seus gastos em 70% ou mais.
O impacto é significativo… No 2T deste ano, o X teve receita de US$ 114 milhões nos Estados Unidos, um declínio de 25% em relação ao 1T e de 53% em relação ao mesmo período de 2023.
Abre aspas para Musk: “Tentamos ser gentis por 2 anos e não obtivemos nada além de palavras vazias. Agora, é guerra.”
