Aproximou, pagou. Até o final do ano, todo mundo que usa o PIX vai poder fazer seus pagamentos pela modalidade apenas aproximando o celular da maquininha — como já acontece com os cartões de débito e crédito.
A ideia é que os brasileiros cadastrem as suas contas bancárias nos aplicativos de carteira digital dos celulares. Depois disso, o modo PIX vai aparecer por lá junto com os outros cartões cadastrados.
Quando chega? Para os usuários de Android, a novidade deve estar disponível a partir da semana que vem. Já para todos os outros aparelhos, o PIX por aproximação chega até o fim do ano.
- O Banco Central quer popularizar ainda mais o uso da modalidade no nosso país ao deixar o processo mais fácil e rápido. Pense que um clique vai bastar para conseguir fazer o pagamento.
O potencial dessa ideia: Na hora de pagar por algo, mais de 60% dos brasileiros responde “sim” quando o caixa pergunta “aproxima?”. Entre esses que pagam por aproximação, 78% usa um cartão e 32% prefere o celular.
Ao mesmo tempo, com menos de 4 anos de existência, o PIX já é o meio de pagamento mais popular do Brasil. São 160M de cadastros — 145 mi desses sendo pessoas físicas. Só no passado foram movimentados R$ 17,1 tri.
Ou seja… O PIX por aproximação tem grande potencial para se tornar o queridinho dos brasileiros, movimentando bilhões de reais. Assim como o PIX agendado, que passou a valer nesta semana para pagamentos recorrentes.