Se as regras da previdência no Brasil não mudarem em nada, a idade mínima para se aposentar no nosso país pode subir para 72 anos em 2040 e para 78 anos em 2060.
Pelo menos essa foi a conclusão de um estudo do Banco Mundial, que mostrou que a medida seria necessária para manter a “razão de dependência dos idosos” em um patamar saudável.
Essa “razão” nada mais é do que a divisão das pessoas ativas no mercado de trabalho pelo número de aposentados no país.
- Nos anos 80, quando seus avós estavam pendurando as chuteiras, o Brasil tinha 9 trabalhadores ativos para cada aposentado. Hoje, esse número caiu pela metade (4,5 para 1).
Isso porque, no cenário atual, a população do Brasil está vivendo mais e, ao mesmo tempo, as pessoas estão tendo menos filhos.
✍️ Matemática simples: Conforme o tempo vai passando, menos pessoas vão estar trabalhando para sustentar um número de aposentados que cresce cada vez mais.
Isso sem falar na bola de neve que isso vira nas contas públicas. As aposentadorias consomem mais da metade do orçamento brasileiro — deixando educação, saúde e segurança com menos verba.
Looking forward: No Brasil, até 2035, devemos ter mais gente se aposentando do que entrando no mercado, fazendo o país continuar gastando mais com a previdência do que recebe com impostos e aumentando o rombo de R$ 286 bi.
