Mostrando que a disparidade de gênero é muito pior do que se pensava, um relatório mostrou que nenhum país do mundo oferece as mesmas oportunidades para homens e mulheres no mercado de trabalho.
- Nessa mesma pesquisa, feita pelo Banco Mundial, ficou constatado que preencher essa lacuna poderia aumentar o PIB global em mais de 20%.
📝 Tá só no papel. Nos últimos anos, 95 países promulgaram leis sobre igualdade salarial, mas apenas 35 deles têm medidas em vigor para garantir que essas regras entrem em prática.
Nesse período, os países da África foram os que registraram os progressos mais rápidos na reforma da legislação — mas também são os que menos colocaram as leis “pra valer” na vida real.
Segundo os estudiosos, como não existe estrutura de apoio, a lacuna de implementação das leis é ainda maior nos países que realizaram reformas recentes.
E aqui no Brasil? 🇧🇷
Ainda que sejam mais instruídas — 21% das mulheres concluem o ensino superior, contra 17% dos homens —, o público feminino ainda ocupa muito menos cargos de gerência do que o masculino.
- Em 2022, do total de pessoas em cargos gerenciais, 61% eram homens e apenas 39% mulheres.
💸 Speaking about money… A situação também é desigual. No mesmo ano, o rendimento médio das mulheres em cargos de gerência foi de R$ 6.600, 21% abaixo dos homens.
Fonte: https://thenewscc.beehiiv.com/