Enquanto o planeta esquenta, a gente esfria. A temperatura média do corpo humano tem diminuído constantemente desde o século 19, e um estudo levantou uma nova hipótese para o fenômeno.
- Pelo levantamento, uma das possíveis causas para essa queda de temperatura são bactérias que se alojam no intestino.
Como funcionou? O estudo analisou pacientes com sépsis — que reagem de forma extrema a uma infecção — bem como camundongos de laboratório, para tentar encontrar um padrão entre as bactérias intestinais.
Fazendo essa análise, a equipe de pesquisadores descobriu que as variações da microbiota se correlacionavam com mudanças nas trajetórias de temperaturas dos pacientes.
Por que isso é relevante? Por ser facilmente medida e fornecer informações importantes sobre o estado inflamatório e metabólico do corpo, a temperatura é um sinal vital da saúde humana.
Muito em razão disso, desenvolver maneiras de modificar o microbioma intestinal para alterar a temperatura corporal pode ser eficaz para diversos tratamentos médicos.
Zoom Out: Um outro estudo, menos recente, relacionou a queda da temperatura corporal à redução da “taxa metabólica” — em outras palavras, a quantidade de energia que o corpo humano usa para funcionar.
Fonte: https://thenewscc.com.br/