Empresas britânicas e alemãs se juntaram para criar um chip que permite duas linhas de operadoras diferentes no mesmo celular.
- Com o nome de rSIM, ele foi anunciado como “o primeiro cartão SIM inteligente e resiliente do mundo” e deve chegar ao mercado no ano que vem.
A relevância: Com mais de uma operadora conectada, o novo chip vai permitir a troca automática quando uma das linhas ficar sem internet.
Diferente de celulares que permitem a instalação de dois chips diferentes ou de duas linhas por meio de um chip virtual, o rSIM é de fato um único chip físico.
Ou seja, um celular com chip duplo vai poder ter dois chips rSIM que, juntos, vão permitir até quatro redes de operadoras diferentes.
Na prática, o dispositivo vai permitir driblar a falta de internet com conexões múltiplas — além de permitir um número para trabalho e outro particular no mesmo chip.
E tem mercado… Ter mais de um número de celular é algo relativamente comum. No Brasil, por exemplo, são 234 milhões de chips ativos — mais do que o número de habitantes do país.